Finanças

Qual é o certo para você?

 

Quando finalmente chegar a hora e você tiver que escolher entre comprar ou alugar uma casa, provavelmente aproveitará a chance de comprar.

Nada supera o conforto de saber que seus pagamentos mensais estão indo para a propriedade, em vez de pagar um proprietário.

No entanto, comprar uma casa não é tão claro quanto algumas pessoas imaginam.

Para começar, as casas são caras. Você precisará economizar um adiantamento, pagar impostos, taxas e outras despesas que os locatários não incorrem. Quando você possui sua própria casa, os reparos e qualquer coisa relacionada à propriedade ficam totalmente por sua conta.

Com isso em mente, qual é a melhor opção? Você deve economizar para uma hipoteca ou apenas pagar o aluguel? Não são perguntas simples de responder.

Se você está lutando para decidir entre alugar e comprar uma casa, aqui estão algumas coisas que você precisa considerar:

1. Os custos de alugar versus possuir

Quanto custa uma casa é o primeiro grande fator que entra em jogo. E no final, tudo se resume a quanto você ganha.

Se você está excessivamente consciente de suas despesas, o aluguel geralmente é a opção mais atraente.

O problema inevitável que a compra representa é quantos custos você tem que lidar antecipadamente. E estes podem acumular até milhares de dólares em um período de tempo muito curto.

Por exemplo, se você planeja obter uma hipoteca, deve levar em consideração o pagamento inicial, que é cerca de 20% do custo da casa. Quanto mais cara a casa, maior a quantia de dinheiro que você precisa desembolsar.

Adicione a isso os juros, impostos e outros custos, como seguro residencial. A fim de mostrar sua seriedade, alguns credores exigirão o pagamento de um valor de garantia, juntamente com uma taxa de avaliação da casa.

Todas essas despesas devem ser atendidas durante o processo de compra e podem chegar a 2 vezes o valor da entrada.

E, claro, não se esqueça do pagamento mensal da hipoteca assim que comprar a casa. Além disso, você ainda tem que cuidar de custos recorrentes como seguro e manutenção.

Nesse sentido, o aluguel leva vantagem, pois é capaz de eliminar a maioria desses custos. O único custo que você pode ser obrigado a incorrer de antemão será um depósito de segurança.

Como locatário, alguns lugares cobrem até serviços básicos como água, aquecimento e gás, então você só precisa se preocupar com eletricidade e cabo/internet.

Além do mais, se algo quebrar na propriedade que você está alugando, você não terá que se preocupar com os custos de reparo. O senhorio é responsável por isso.

Você também não precisa se preocupar com impostos, seguro residencial e adiantamentos. Se você deseja economizar em custos a curto prazo, o aluguel é o caminho a percorrer.

2. Patrimônio

De todas as formas de acumular riqueza, o mercado imobiliário é uma das opções mais viáveis. Isso se deve aos altos índices de valorização que ela traz.

Por exemplo, a taxa média de retorno para o período 1978-2004 foi de 8,6%. Para colocar as coisas em perspectiva, se você comprasse uma casa dez anos atrás por $ 150.000, ela poderia valer $ 300.000 hoje.

Melhor ainda, se você possui uma casa, pode fazer upgrades como desejar. Isso aumentará seu apelo e valor. Não é inédito ganhe milhões com a venda de imóveis.

Se construir patrimônio é o que você pretendia originalmente, alugar é a pior maneira de abordá-lo.

Você pode alugar uma casa por toda a vida, mas isso só aumenta seus gastos. Mesmo que você melhore a casa, tudo o que você está fazendo é beneficiar o proprietário e não a si mesmo.

No entanto, não vamos nos enganar muito. Todo negócio tem riscos, e no mercado imobiliário não é diferente.

Um grande exemplo é a bolha imobiliária de 2006. Se você comprou uma casa por $ 490.000 em 2005, a casa poderia ter perdido até $ 150.000 em valor até 2009.

Mas, como na maioria dos mercados, os imóveis geralmente se valorizam no longo prazo. Investir nele significa algumas perdas aqui e ali, mas quanto mais tempo você segurar, maiores as chances de ganhar.

3. Geração de renda

Este provavelmente não deveria ser dito, mas possuir uma casa cria um grande potencial de renda. Principalmente do aluguel.

Se você possui uma casa razoavelmente grande e acha que ainda se sentiria confortável em um lugar menor, more na casa menor e mais barata e alugue a maior.

Caso contrário, você pode alugar apenas um quarto ou dois na casa que já possui. O aluguel que você ganha pode então ser usado para pagar sua hipoteca, impostos e seguro residencial.

Tenha em mente, porém, que alugar sua casa significa custos de manutenção mais altos. Os locatários quase nunca são cuidadosos com a casa como você seria se morasse lá.

O aluguel faz exatamente o oposto de possuir uma casa para sua renda. No final das contas, tudo o que você está fazendo é doar seu dinheiro – ajudando o proprietário a pagar a hipoteca e as contas.

Não é algo para se preocupar, pois faz economizar dinheiro e colocar um teto sobre sua cabeça. Mas, a longo prazo, você deve considerar comprar sua própria casa. É certamente mais lucrativo, apesar das despesas.

4. Liberdade de movimento

Se você valoriza a liberdade de ir morar onde quiser, alugar é provavelmente a melhor escolha para você. Dessa forma, você pode fazer as malas e se mudar para qualquer outro local que possa pagar.

Os proprietários devem ser mais conservadores em suas escolhas. Eles não podem simplesmente deixar a casa pela qual trabalharam a vida toda para pagar.

Eles têm que escolher entre pagar por isso e alugá-lo – ambos são processos bastante longos.

5. Aumento dos custos de habitação

O custo do aluguel de casas, principalmente em áreas urbanas, tem aumentado nas últimas décadas. Se você deseja alugar uma casa, lembre-se de que é improvável que esse crescimento pare tão cedo.

Além disso, os proprietários podem aumentar o valor do aluguel de suas casas sempre que quiserem.

Há sempre a opção de mudar para um bairro mais barato, mas é muito trabalho para aguentar.

6. Controle sobre sua situação de vida

Se você alugar uma casa, poderá ser despejado literalmente a qualquer momento em alguns estados, desde que receba o aviso obrigatório de 30 dias. Se você não tinha intenção de se mudar, isso pode ser um problema bastante problemático para lidar.

Você também pode estar limitado aos tipos de atividades que participa dentro de casa. Alguns proprietários podem proibir fumar, beber ou até manter animais de estimação. Outros podem não permitir que você traga convidados para o seu apartamento.

Essas são todas as coisas com as quais você não precisa se preocupar se for dono de sua própria casa. Você pode fazer praticamente qualquer coisa.

Você deve comprar ou alugar sua casa?

No final, tudo se resume às suas necessidades específicas. Considere os aspectos financeiros e sociais de sua vida.

Se você se muda de vez em quando, não quer os custos associados à casa própria e costuma hospedar muitos amigos, o aluguel é a melhor opção. É por isso que muitos jovens e pessoas na faixa dos 20 anos tendem a alugar por um tempo antes de decidirem comprar.

Mas se você quiser plantar suas raízes em algum lugar, ganhar patrimônio e fazer um investimento de longo prazo, comprar pode ser uma opção melhor.

 

Compartilhar esta postagem

Sobre o autor

Marcio é um estudante de programação, cristão e empreendedor, com ampla experiência em tecnologia e empreendedorismo. Com uma paixão por inovação e criação, ele se dedica a desenvolver soluções criativas e eficientes para os desafios mais complexos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *